Discurso do Ministro da Saúde na tomada de posse dos novos membros do CA do HRSRV

posse hrsrv1

Exmos. Srs. Deputados Nacionais.

Exmos. Srs. Presidentes, das Assembleias Municipais da Região

Exmos. Srs. Presidentes, em Substituição das Câmaras Municipais da Região

Srs. Dirigentes do Ministério da Saúde e da Segurança Social

Exmos. Srs. Dirigentes, da Administração Pública Local

Srs. Membros do Conselho de Administração do HRSRV

Caros Profissionais de saúde

Srs. Membros da comunicação social

Caros Convidados

Minhas senhoras, meus senhores

Gostaria em primeiro lugar de cumprimentar e felicitar o novo Conselho de Administração do HRSRV, Dra. Ludmilde, a Dra. Jaqueline Carvalho, o Dr. Manuel, o enfermeiro José Lino e a Dra Lucília, que como equipa e com o apoio de todos os colaboradores irão continuar a servir e bem, toda a população da Região Sanitária de Santiago Norte no que em cuidados hospitalares diz respeito.

Agradecer a vossa disponibilidade em aceitar este desafio que implica sacrifícios, dedicação total e vontade de superação. A direção anterior colocou a fasquia muita elevada e como numa corrida de estafeta caberá a nova direção a tarefa de não deixar abrandar o ritmo e acrescentar mais ao melhor que se tem feito.  

Trata-se de uma equipa renovada, uma aposta que representa um misto de continuidade e mudança. Continuidade na linha do que o hospital já vinha fazendo de excelência sob a liderança do Dr. Imadoeno Cabral que como é do vosso conhecimento foi chamado para assumir novos desafios a frente do maior hospital do País, o Hospital Dr. Agostinho Neto.

Aproveito para reconhecer e agradecer o enfermeiro Luis Gonzaga Cabral dos Santos que esteve na superintendência da enfermagem durante os últimos anos. Sei que continuará a exercer a sua profissão com o mesmo brilho, dedicação e profissionalismo, agora noutras funções.

Felicitar todos os profissionais de saúde que trabalham nesta instituição. Uma palavra de particular apreço aos profissionais de saúde da brigada cubana que têm contribuído com o seu saber e competência para elevar qualidade na prestação de cuidados no Hospital Dr Santa Rita Vieira.

Todos são importantes e todos contam. Condutores, ajudantes de serviços gerais, administrativos técnicos das várias áreas, são vocês que fazem o hospital, são vocês que contribuíram para que o Hospital Regional Santa Rita Vieira pudesse ser hoje reconhecido como uma importante estrutura de referência na área da saúde a nível regional e nacional.

Uma palavra de reconhecimento e agradecimento aos nossos parceiros, as camaras municipais, instituições públicas e privadas, as ONGs, a população da Região de Santiago Norte pelo apoio e colaboração permanente. Não duvido que a nova direção irá poder continuar com o vosso apoio para continuar a crescer e desenvolver.

Saudar ainda, a excelente articulação existente entre as várias estruturas de saúde da região, o diálogo permanente e colaborativo entre os delegados de saúde de todos os concelhos, o Conselho de Administração do HSRV e a Direção da Região Sanitária sob a coordenação do Diretor João Baptista Semedo, Diretor da Região Sanitária de Santiago Norte do Gabinete Técnico da Região.

Estou confiante que o hospital ficará em boas mãos. Assim como estou confiante que toda a região sanitária continuará a melhorar os seus indicadores de saúde, a promover e a levar os cuidados cada vez mais próximo da população.

No contexto da pandemia pelo Sars-cov-2, apesar de todos os esforços desenvolvidos até agora, infelizmente continuamos a registar uma alta incidência de novos casos sobretudo na ilha de Santiago. Nalguns concelhos da região, nomeadamente em Santa Cruz e Santa Catarina têm-se registado aumento significativo nos últimos dias exigindo medidas reforçadas no que tange a testagem, isolamento e seguimento. Neste período eleitoral, reforçamos o apelo a todas forças políticas em campanha a população em geral, para cumprimento rigoroso das medidas de distanciamento social, uso de mascaras, etiqueta respiratória, lavagem das mãos, por forma a evitar a rápida propagação do vírus.

Minhas senhoras e meus senhores

O vírus já infetou mais de 35 milhões de pessoas em todo o mundo e já causou a morte a mais de 1 milhão. É preciso que tenhamos todos a consciência da gravidade da situação. Todos corremos riscos e esses riscos aumentam substancialmente se continuarmos a ignorar o problema a comportar como se ele o vírus só atingisse o outro. Infelizmente esse outro, pode ser um parente, um amigo, um ente querido.

O vírus circula em praticamente todos os países, há praticamente 9 meses. Países que já estiveram melhor estão a voltar a ter novo recrudescimento da pandemia. O mundo está a atravessar uma profunda crise económica e financeira, o desemprego está a disparar em flecha, a pobreza a agravar-se, porque ninguém tem ainda uma resposta cem por cento eficaz para fazer face a pandemia. Sem vacinas, sem tratamento específico porque não agarrarmos então no que temos a mão, isto é seguir as recomendações das autoridades sanitárias.

Aos profissionais de saúde que vem se dedicando dia e noite para mitigar a situação, o meu profundo reconhecimento. Tem sido dias difíceis, e esgotantes. Continuem firmes, focados no vosso trabalho e cumprindo a vossa nobre missão.

Que continuemos a dar a máxima atenção a evolução da pandemia sem descurar o acompanhamento dos nossos doentes crónicos, sem deixar cair a taxa de vacinação das nossas crianças enfim sem deixar de dar a devida atenção a outros problemas também eles importantes no que tange a saúde.

Termino desejando a todos, continuação de um bom trabalho, que possamos ultrapassar rapidamente esta pandemia, recuperar a nossa economia e continuar a desenvolver Cabo Verde. 

 

Obrigado

O Ministro da Saúde e da Segurança Social

-/Dr Arlindo do Rosario/-

Cidade da Praia, 12 de outubro de 2020