A Região Sanitária Santiago Norte (RSSN) participa de hoje até sexta-feira,17, na Cidade da Praia, no I Congresso Internacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, organizado pelo Instituto Nacional de Medicina legal e Ciências Forenses.
O evento, que decorre na Universidade Jean Piaget, reúne especialistas de vários países lusófonos, estudantes de Direito de Medicina e Criminologia, e a RSSN faz-se representar pelo seu director, João Baptista Semedo, e técnicos de Saúde de Santa Cruz, São Miguel, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos e Santa Catarina.
Pretende-se com este congresso proporcionar um fórum para profissionais, pesquisadores e estudantes um fórum para discutirem e compartilharem conhecimentos e avanços na área da Medicina Legal e Ciências Forenses.
De entre os temas em debate destacam-se “Qualidade, independência, celeridade na realização das perícias médico-legais”, “Perícias no âmbito da Violência Baseada no Género”, “Intervenção médico-legal em situação de crimes contra crianças”, “Colheita de material biológico para fins de identificação”.
E ainda “Potencialidade da genética forense”, e “Potencialidades das perícias de toxicologia forense”, “Determinação de álcool e outros voláteis em contexto forense”, “Inteligência Artificial e Medicina Legal”, “Investigação criminal e Medicina Legal”, e “Possibilidades e limitações da Antropologia Forense”.
A Medicina Legal é uma disciplina que combina conhecimentos médicos e jurídicos para fornecer esclarecimentos nos processos judiciais.
Ela aborda uma ampla gama de questões, desde investigações sobre mortes até avaliações de agressões físicas e crimes sexuais envolvendo pessoas vivas.
Além do congresso, será realizada a 7ª Reunião da Rede de Serviços Médico-legais e Forenses dos Países de Língua Portuguesa, em que Cabo Verde estará representado pela médica legista e presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, Ineida Cabral Sena, que assumiu desde outubro de 2023 a presidência desta rede.