A Organização Mundial da Saúde (OMS) convida para a celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue que é comemorado todos os anos por pessoas de todo o mundo a 14 de junho. Esta data homenageia o aniversário de Karl Landsteiner, que foi biólogo, médico e imunologista que recebeu o Prêmio Nobel por sua descoberta do grupo sanguíneo ABO (conhecido como pai da medicina transfusional).
O evento foi organizado pela primeira vez em 2004, por quatro organizações internacionais para aumentar a conscientização sobre a necessidade de sangue e produtos sanguíneos seguros e para agradecer aos doadores de sangue por suas doações voluntárias de sangue que salvam vidas.
Por sua vez, a transfusão de sangue e hemoderivados ajuda e salva milhões de vidas todos os anos. Em muitos países, não existe um abastecimento adequado de sangue seguro e os bancos de sangue enfrentam o desafio de disponibilizar sangue suficiente, garantindo ao mesmo tempo a sua qualidade e segurança.
O sangue é insubstituível e não é produzido artificialmente: somos a única fonte de matéria prima para uma transfusão. A doação é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado e armazenado no banco de sangue, para uso subsequente em transfusões de sangue. É um composto de células que cumprem funções como: levar oxigênio a cada parte do corpo, defender o organismo contra infecções e participar na coagulação. Realmente, salva a vida de alguém!
A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml.
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes sanguíneos e, assim, pode beneficiar até 04 pacientes com apenas uma bolsa de sangue coletada.
Pré-requisitos para ser doador de sangue:
– Levar documento oficial com foto;
– Estar em boas condições de saúde;
– Estar bem descansado;
– Ter entre 16 a 69 anos de idade (de 16 a 17 anos com autorização do responsável legal);
– Idade até 60 anos, se for a primeira doação;
– Pesar mais do que 50 kg;
– Não estar em jejum;
– Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não estar grávida ou amamentando;
– Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;
– Não ter feito endoscopia ou colonoscopia há menos de 6 meses;
– Não ter tido febre, infecção bacteriana ou gripe há menos de 15 dias;
–Não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas, transmissíveis por transfusão;
– Entre outras condições de saúde que será esclarecida na triagem clínica no dia da sua doação de sangue.
Para o ano de 2024, foi escolhido o município de São Salvador do Mundo de modo a assinalar a data com diversas atividades, e estima-se a participação de aproximadamente 300 pessoas.
Nessa ótica, a RSSN e o Centro de Saúde de São Salvador do Mundo, vem por meio, convidar a todos os doadores e amigos, a tomarem parte no Encontro Regional Dos Doadores de Sangue de Santiago Norte, que será realizado no dia 16 de junho (Domingo) com uma MARCHA e outras atividades de confraternização, com todos os doadores a partir das 8:30 no Município de São Salvador do Mundo.