O Município de São Salvador do Mundo recebeu hoje o ato central regional do Dia Mundial do Doador de Sangue celebrado este ano sob o lema “20 anos celebrando a generosidade: muito obrigado doadores de sangue”.
Na ocasião, o médico responsável do Centro de Saúde de São Salvador do Mundo, Luciano Veiga, garantiu hoje que vai continuar na luta para a sensibilização da sociedade com vista a aumentar o número de doadores de sangue e manter o mérito conquistado.
Segundo este responsável, a região tem um Banco de Sangue e todas as delegacias e centros de saúde dos seis municípios anualmente realizam atividades para sensibilizar a população sobre esta “nobre causa”, e a cada ano um município comemora o Dia Internacional do Doador de Sangue.
Este ano, fez saber que coube ao Município de São Salvador do Mundo organizar estas atividades, tendo sido promovidas além de palestras, formações, campanhas de sensibilização, atividades desportivas, alguns momentos de convívio e confraternização entre doadores dos seis municípios que compõem a região.
Segundo Luciano Veiga, o município tem vindo a trabalhar no sentido de criar uma dinâmica “forte” para a promoção da dádiva de sangue de forma voluntária, reforçando que a região possui somente um banco de sangue que necessita de doadores para aumentar o stock e por duas vezes, nas campanhas realizadas em parceria com a brigada móvel do Banco de Sangue, São Salvador do Mundo destacou e bateu recorde no número de doadores.
Neste sentido, enfatizou que a luta vai continuar juntamente dos parceiros locais, nomeadamente o Ministério da Educação, Polícia Nacional, Bombeiro e Protecção Civil, câmara municipal, confissões religiosas, entre outros, para que o município continue liderando o ‘ranking’ dos doadores a nível da região e de uma certa forma impulsionar os outros municípios a sensibilizarem cada vez mais a população local para esta acção.
Para assinalar o dia na região, foram programados um conjunto de atividades, entre elas uma conversa sobre a situação actual do Banco de Sangue da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), uma palestra sobre a saúde mental do doador, pois, conforme explicou é preciso vencer os estigmas e bloqueios existentes a nível cultural, social e religiosos em relação à doação de sangue.
Estas atividades que se iniciaram no passado mês de Maio finalizam no próximo dia 16, com a entrega da bandeira ao próximo anfitrião para a realização do evento em 2025.
Fonte: Inforpress