O director da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), João Baptista Semedo, e mais 15 profissionais de Saúde das seis delegacias que compõem a região e do Hospital Regional Santa Rita Vieira, participaram nos dias 19 e 20 de Julho, na Cidade da Praia, na Conferência Internacional sobre Saúde Mental Positiva.
O evento, que teve como palco o Centro de Convenções da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), foi promovido no âmbito do “Ano da Saúde Mental-2024” e aconteceu sob o lema “Saúde mental positiva - prioridade e compromisso de todos”, com debates, workshops, formação e partilha de experiências.
A cerimónia de abertura foi presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que manifestou o desejo do Governo de aumentar o investimento na saúde mental, melhorar a integração dos serviços de saúde mental nos cuidados primários e promover a sensibilização sobre a importância do bem-estar mental.
Nesta cerimónia – que também marcou presença a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, e ministro da Saúde da Nigéria, Murufu Olatunji – o chefe do Executivo mostrou-se preocupado com os indicadores globais que, segundo ele, revelam números alarmantes de transtornos mentais e suicídio, agravados por guerras, conflitos, autocracias crescentes, desigualdades, pandemias, mudanças climáticas e a expansão das redes sociais.
A ocasião foi aproveitada para ao lançamento oficial do Hino da Saúde Mental, uma criação inédita de vários artistas que teve a cabeça o Dino de Santiago e o produtor Musical Augusto Veiga (Gugas).