O município de São Miguel, em Santiago Norte, vai contar, nos próximos 10 meses, com um novo Centro de Saúde, a ser erigido na vila de Achada do Monte.
O projecto, que se enquadra no âmbito do projecto “Covid-19 Emergency Response”, é financiado pelo Banco Mundial, no montante de 94.979.815,00 ECV, sem equipamentos que ronda os 50 mil contos.
A empreitada sob gestão da Unidade de Gestão de Projectos Especais (UGPE), vai ser executada pela empresa vencedora do concurso Const-Rol – Projectos e Fiscalização.
Trata-se de um edifício que vai ter as mesmas valências que os centros de saúde de São Lourenço dos Órgãos e de Assomada, Santa Catarina, como serviços de ginecologia, pediatria, radiologia, estomatologia, entre outros serviços prestados pelos centros de saúde do país.
Com a conclusão do projecto o município de São Miguel passa a contar com dois centros de saúde, e a Região Sanitária Santiago Norte (RSSN) que conta com cinco delegacias de saúde, um hospital regional, com sete centros de saúde, sendo que o de São Salvador do Mundo, depende da Delegacia de Saúde de Santa Catarina.
As obras foram consignadas esta quarta-feira, 24, num acto testemunhado pelo director da RSSN, João Baptista Semedo, pelo presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, pela delegada de Saúde de São Miguel, pelo coordenador do Unidade de Gestão de Projetos Especiais do MInistério das Finanças (UGPE), DGPOG do Ministério da Saúde, pelos deputados nacionais e municipais, parceiros e comunidade de Achada do Monte.