A Delegacia de Saúde de São Lourenço dos Órgãos foi palco esta segunda-feira,05, do acto regional da Semana Mundial de Aleitamento Materno que decorre de 01 a 07 de Agosto, sob o lema “amamentação apoie em todas situações”.
O evento a ser comemorado com várias acções a nível nacional até quarta-feira, 07, foi realizado pela Região Sanitária Santiago Norte, Delegacia de Saúde Local e Direcção Nacional de Saúde.
O acto foi presidido pela médica Yorleydis Rosabal, em representação da Directora Nacional da Saúde, Ângela Gomes, pelo director da RSSN, João Baptista Semedo, e pela delegada de Saúde Liliane Hungria.
Na sua intervenção, a delegada de Saúde local, Liliane Hungria, prometeu continuar a trabalhar na conscientização nesse município santiaguense sobre esta temática, que considerou importantíssima para o desenvolvimento de qualquer população e comunidade.
“O leite materno é aquele bem mais precioso no primeiro momento de vida. Ele é a primeira vacina, é sustento e é tudo para os bebés”, disse.
Por sua vez, o director da RSSN, João Baptista Semedo, lembrou que a instituição que dirige e os parceiros querem que durante a SMAM e “Agosto Dourado” reforçar o conhecimento dos técnicos de saúde e da população no geral, sobretudo mães, sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até aos seis meses.
Tendo em conta, que segundo ele, o leite materno protege as crianças das doenças, para quem também é uma vacina, pediu as mães para não o substituírem e para não se deixarem enganar pela indústria (que vende leites substitutos).
Na sua intervenção, alertou que a introdução de leites substitutos e/ou alimentos antes dos seis meses vai trazer custos aos pais, tendo em conta que a criança vai adoecer de vez enquanto.
A representante da Direcção Nacional da Saúde (DNS), Yorleydis Rosabal, por seu lado, disse que Cabo Verde quer superar os actuais 42 por cento (%) da taxa de aleitamento materno exclusivo até aos seis meses para até pelo menos 50 % até 2025.
Segundo ela, tendo em conta que, o país está alinhado com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) tem que alcançar esta meta global, que também vai contribuir na melhoraria de outros indicadores, como por exemplo de mortalidade neonatal infantil, que é baixa.
Relativamente à SMAM, disse que o Ministério da Saúde quer contar com a ajuda da sociedade civil, instituições e as próprias mães para que juntos possam informar de forma correcta sobre importância do aleitamento materno, e ainda desconstruir alguns tabus de que outros leites substitutos são melhores que o materno.
Segundo a médica de saúde publica da DNS, este trabalho tem que ser levado a cabo durante o ano todo e não só no mês de “Agosto Dourado” e SMAM, mas, todos os dias.
O momento servir ainda para as mães darem o seu testemunho sobre a importância a amamentação durantes os primeiros seis meses, declamação de poesias, e actuação das batucadeiras Raiz de São Jorge “Leite Mama”.
A nível da RSSN, constam ainda do programa a inauguração da sala de apoio à amamentação no Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), esta quarta-feira, 07, e um encontro de reflexão com todos os intervenientes na área da saúde reprodutiva das estruturas da RSSN, no dia 09, em Rui Vaz, São Domingos.