Diretor-geral da ONG Santé Diabète visita Delegacia de Saúde de Santa Catarina

Visita Director Francês DiabetesO diretor-geral da ONG Santé Diabéte, Stéphane Besançon, acompanhado do diretor da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), João Baptista Semedo, e da delegada de Saúde de Santa Catarina, Ludmila Miranda, visitou esta quarta-feira,14, a Delegacia de Saúde de Santa Catarina, em Assomada (no interior de Santiago).

O diretor-geral da ONG Santé Diabéte, Stéphane Besançon, manifestou-se “impressionado” com a organização do Centro de Saúde de Assomada e com a forma como os seus profissionais trabalham.

Na ocasião, avançou que durante o encontro com os responsáveis de Saúde foi discutido a necessidade de uma formação contínua dos profissionais de saúde ligados ao tratamento de diabetes, visando reforçar as suas capacidades.

Esta formação, que vai contar com o apoio da ONG que dirige, segundo ele, justifica-se tendo em conta que existe um grande número de pessoas com esta doença crónica a nível da região.

Durante a sua estada em Cabo Verde (de 09 a 16 de Agosto), este responsável vai informar sobre a prevalência da diabetes em Cabo Verde, num contexto de desenvolvimento económico e turístico, e sobre as suas modalidades de tratamento com vista a encontrar oportunidades de parceria com as autoridades nacionais neste domínio.

Santé Diabéte é uma organização não governamental fundada em 2001 para responder à falta de acesso aos cuidados para pessoas com diabetes em África e à falta de consideração desta emergência de saúde por parte dos atores do desenvolvimento a nível global.

Há quase duas décadas que a Santé Diabéte trabalha todos os dias no terreno para salvar vidas através de uma melhor prevenção e gestão da diabetes e para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por esta doença crónica, ao mesmo tempo que alerta a comunidade internacional para os desafios da diabetes. diabetes, que hoje é responsável por uma morte a cada 6 segundos em todo o mundo.

Presente inicialmente no Mali, a Santé Diabéte desenvolveu depois as suas ações no Burkina Faso, nas Comores e também em França (sede da associação) com equipas permanentes em cada país e uma rede de mais de 200 parceiros locais e internacionais.