Região Sanitária Santiago Norte conta com mais um espaço específico para atendimento a adolescentes

FB IMG 1723846443116

 
A Direção Nacional da Saúde (DNS) inaugurou, esta sexta-feira, 16, no Centro de Saúde do Tarrafal mais um espaço específico para atendimento a adolescentes, totalizando quatro a nível da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN).
 
Ou seja, com exceção de São Salvador do Mundo e São Miguel, assim como Tarrafal os municípios de Santa Catarina, Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos também contam com espaços específicos para adolescentes.
 
A abertura do referido espaço, que visa garantir o acesso universal a cuidados de saúde ao adolescente através de uma abordagem integrada e de qualidade, de acordo com as necessidades específicas desta faixa etária, faz parte de uma estratégia que está a ser desenvolvida pela DNS através do Programa Nacional da Saúde do Adolescente em apetrechar do o país com espaços específico para a saúde dos adolescentes.
 
Na ocasião, o Ministério da Saúde e a Câmara Municipal do Tarrafal assinaram, um protocolo de parceria e colaboração, visando a implementação do Plano de Ação de Atenção à Saúde do Adolescente de Tarrafal, incluindo a promoção dos Direitos e da Saúde Sexual e Reprodutiva.
 
Em representação do presidente da câmara do Tarrafal, a Vereadora de Saúde, Emília Coimbra garantiu que com este protocolo serão criadas melhores condições de promoção da saúde e respostas à saúde dos adolescentes.
A autarca apelou à união de todos os parceiros na concretização desta iniciativa, levando em conta os vários problemas de saúde que estamos a atravessar.
 
Esta atividade contou com a presença da diretora Nacional da Saúde, Ângela Gomes , da Coordenadora do Programa Nacional de Saúde dos Adolescentes, do diretor da RSSN, João Baptista Semedo, da delegada de Saúde do Tarrafal assim como da representante UNICEF/UNFPA, adolescentes da ONG Delta Cultura e demais parceiros.