Município de Santa Catarina acolhe acto central do Dia Internacional do Idoso

09e5e1a1 a7e6 4ad9 b41d a124c5fccbddO Município de Santa Catarina de Santiago recebeu hoje o ato central do Dia Internacional do Idoso celebrado este ano sob o lema "Envelhecer com dignidade: a importância de fortalecer os sistemas de cuidados e apoio para pessoas idosas em todo o mundo".

A efeméride a ser comemorada também em Cidade Velha, município de Ribeira Grande de Santiago, de 03 a 05 de Outubro, foi realizado pelo Programa Nacional da Saúde dos Idosos (PNSI) e Programa de Saúde Mental da Direção Nacional da Saúde, em parceria com a Região Sanitária Santiago Norte (RSSN).

Durante o dia foram discutidos em mesas redondas temas como: “Ganhos do PNSI 2016-2024 e novo PENEASI 2024-2028”, “Socialização do Estatuto da Pessoa Idosa – Cabo Verde”, “Saúde mental e envelhecimento: estratégia para uma abordagem da saúde mental da pessoa idoso”, “Envelhecimento saudável: partilha de boas práticas de implementação ICOPE e desafios – DSSC e DSS Domingos” e “partilha de boas práticas e desafios de cuidados de saúde da pessoa idosa nos municípios da RSSN”.

E ainda “Cuidados integrado a pessoa idosa: partilha de boas práticas - cuidados domiciliar na comunidade no Estado de Massachuster”, “Cuidados integrado a pessoa idosa: Partilha de boas práticas- cuidados domiciliar hospitalar descentralizado – cuidados da pessoa idosa na comunidade” e “apresentação do Caderno de Saúde dos idosos: vacinação na pessoa idosa”.

O evento, que teve como palco o auditório da Delegacia de Saúde de Santa Catarina, também ficou marcado por uma conferência que abordou as temáticas como: “a nova velhice, uma oportunidade para viver” e “novos desafios a gestão organizacional e qualidade dos serviços”.

Estiveram presentes no acto a médica Yorleydis Rosabal, em representação da diretora Nacional da Saúde, Ângela Gomes, o diretor da RSSN, João Baptista Semedo, o representante da Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS), Yves Mongbo, a presidente em exercício da Câmara Municipal de Santa Catarina, Isabel Monteiro.

E ainda a encarregada do Escritório da OMS em Cabo Verde, Edith Pereira, coordenadora do PNSI, enfermeira Maria Natalina Silva, e a delegada de Saúde de Santa Catarina, Ludmila Miranda.

O Dia Internacional do Idoso, comemorado anualmente em O1 de Outubro, é uma data de grande importância que foi consagrada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990.

Esta iniciativa busca levantar a consciência global sobre as variadas questões que cercam o envelhecimento, ressaltando a necessidade de proteção e cuidados adequados para a população idosa.

Nas próximas três décadas, a população idosa no mundo deverá mais que dobrar, atingindo mais de 1,5 bilhão de pessoas em 2050, com aumento mais rápido ocorrendo nos países menos desenvolvidos, onde o número de pessoas com 65 anos ou mais pode aumentar de 37 milhões em 2019 para 120 milhões em 2050 (225%).

Em 14 de dezembro de 2020 a Assembleia Geral da ONU proclamou a Década do Envelhecimento Saudável das Nações Unidas (2021–2030) (em inglês) – uma colaboração global, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que reúne governos, sociedade civil, agências internacionais, profissionais, academia, medias e iniciativa privada, em prol de melhorias para a vida dos idosos.

Nos últimos anos, o Governo de Cabo Verde, através do Programa Nacional dos Idosos, tem priorizado a implementação de políticas públicas de saúde direcionadas à população idosa, com o objetivo de promover um envelhecimento ativo e saudável.

De acordo com o Censo 2021, 10% da população cabo-verdiana é idosa com idade de 60 anos ou mais, correspondente a 49.080 pessoas.