O Conselho Técnico da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN) esteve reunido, na manhã desta segunda-feira,14, na Sala de Reuniões da instituição em Achada Falcão, Santa Catarina, para um encontro de coordenação e concertação sobre as estratégias de enfrentamento da dengue.
O encontro, que vem na sequência do aumento crescente do número de casos da dengue no país e também nos seis concelhos que compõem a região Santiago Norte, foi presidido pelo diretor da RSSN, João Baptista Semedo.
A reunião contou com participação dos seis delegados de saúde, responsáveis do Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV) e pontos focais da área de luta antivetorial.
Na pauta, segundo João Baptista Semedo, estiveram em discussão a situação da dengue a nível do país e da região, a estratégia do enfrentamento da dengue, e como está a ser aplicada as medidas orientadas a nível central, com objetivo de controlar a situação o mais rápido possível.
De entre as recomendações saídas, apontou o reforço da sensibilização sobre a dengue nas comunidades e massificação da pulverização intra-domicilar.
A nível da RSSN, o médico revelou que não há óbitos, não obstante registar 920 casos acumulados.
Santa Cruz (275) é município com maior número de casos, seguido de Tarrafal (79), Santa Catarina (42), São Lourenço dos Órgãos (27), São Miguel (22) e São Salvador do Mundo (15).
Nesse sentido, apelou a população para os ajudar nesse combate contra a dengue, evitando acumulação de água e toda a possibilidade de contacto com o mosquito
O responsável recomendou a população a usar repelente, inseticida para mosquitos e para fecharem as portas e janelas das casas.
Aos que estão doentes, aconselhou-lhes a procurar serviços de saúde mais rapidamente possível para poderem receber aconselhamento do médico para que possam controlar a situação evitando óbitos ligados à dengue.