O Dia da Medicina Latino-Americana foi assinalado hoje no Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV) com a realização de uma jornada científica promovida pela Brigada Medica Cubana (BMC) de Santa Catarina.
O evento para assinalar a efeméride celebrada anualmente, que foi promovido pela Brigada Médica Cubana que trabalha no HRSRV e contou com apoio da direção do HRSRV e da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), teve lugar na sala de reuniões do Gabinete Técnico da RSSN, em Achada Falcão, Santa Catarina.
O acto de abertura contou com a presença da presidente do Conselho de Administração (PCA) do HRSRV, enfermeira Isaquela Pinheiro, que na sua intervenção enalteceu o grande contributo que a BMC vem dando em matéria de prestações de cuidados diferenciados para os pacientes da região Norte da ilha de Santiago.
A jornada científica, segundo a BMC, visou partilhar conhecimentos sobre temas tão importantes com os médicos e enfermeiros do HRSRV, como “morbimortalidade materna e perinatal”, “diagnóstico de cirrose hepática”, “náuseas e vômitos pós-operatórios” e “conferência de Traumatologia”.
A BMC em Santa Catarina é composta por 10 médicos, que trabalham no HRSRV e prestando cuidados em algumas especialidades a nível dos centros de saúde da RSSN.
As especialidades cobertas pela BMC são: anestesia, cirurgia, ginecologia, oftalmologia, ortopedia, psiquiatria, medicina interna e pediatria.