Um grupo de 30 profissionais de saúde, entre enfermeiros e médicos, das seis delegacias de Saúde e do Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), que compõem a Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), recebeu hoje uma formação sobre urgências psiquiátricas.
A acção formativa, que decorreu na sala de reuniões do Gabinete Técnico (GT) da RSSN, em Achada Falcão (Santa Catarina) foi promovida pela RSSN em parceria com Hospital Agostinho Neto (HAN), através da extensão Hospital Psiquiátrico Trindade.
Na ocasião, o diretor da RSSN, João Baptista Semedo, que presidiu ao acto, disse que esta formação veio em “boa hora” e é uma oportunidade para esses profissionais de saúde reforçarem as suas capacidades de respostas a nível das urgências psiquiátricas, com foco na contensão.
Não obstante ser uma prática corriqueira desses profissionais de saúde, admitiu que estes podem estar a fazê-la de forma errada, daí a necessidade de actualização para que a contenção possa ser feita de forma correta, ou seja, sem lesões aos pacientes, sobretudo os que se encontram na fase critica.
Por sua vez, a enfermeira do serviço de psiquiatria do HAN Ana Moniz disse que a formação vai servir para partilhar os conhecimentos com estes profissionais sobre urgências psiquiátrica, principalmente na área de contensão física, para quem é uma necessidade.
É que, segundo ela, constataram que na maioria dos serviços hospitalares a contensão física não tem sido feita de forma correta, para quem deve ser de forma confortável e humanizada.
Daí, disse acreditar que através de demostrações os formandos a partir de hoje vão passar a levar em consideração a forma adequada de como atuar perante uma situação de urgência psiquiátrica ao tratar pacientes ambulatórias e, principalmente, em emergências, focando em patologias físicas de outros âmbitos que não da mente.