O diretor da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), João Baptista Semedo, participa de hoje, até quarta-feira, 18 de Dezembro, na Cidade da Praia, no primeiro Fórum Nacional de Vacinação: 47 anos de vacinação em Cabo Verde – ganhos e desafios, rumo aos ODS 2030.
A iniciativa promovida pelo Ministério da Saúde, através da Direcção Nacional de Saúde, enquadra-se no âmbito da comemoração dos 47 anos do Programa Alargado de Vacinação em Cabo Verde.
Este fórum serve para reflectir, juntamente com as partes interessadas e em colaboração com os parceiros, sobre as lições aprendidas e melhores práticas na implementação das várias actividades de vacinação e, ainda, avaliar a contribuição de cada parte interessada para a realização das prioridades no controlo das doenças evitáveis pela vacinação em Cabo Verde.
O fórum reúne parceiros como Organização Mundial da Saúde (OMS), Unicef e organizações não-governamentais (ONG), delegados de Saúde e responsáveis do programa de Saúde Pública a nível nacional.
A RSSN faz-se representar ainda por todos os delegados de Saúde acompanhado das suas equipas de vacinação.
À imprensa, a directora nacional de Saúde, Ângela Gomes, indicou que o Governo pretende introduzir novas vacinas consideradas “importantes” para o país, nomeadamente as vacinas pneumocócicas e da gripe.
Segundo disse estas vacinas vão beneficiar toda a faixa etária dos idosos e os principais grupos de risco.
No terceiro e último dia, 18 de Dezembro, o diretor da RSSN irá participar como orador num painel partilhando as experiências vivenciadas em Santiago Norte aquando da pandemia apresentando as abordagem feitas para vacinar as pessoas em Santiago Norte.