RSSN acolhe sessão de apresentação técnica e demonstrações ao vivo do equipamento de temnografia portátil

Apresentação temnografoA Sala de Reuniões do Gabinete Técnico da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), em Achada Falcão, Santa Catarina, foi palco esta quarta-feira,26, de uma sessão de apresentação técnica e demonstrações ao vivo da máquina temnografo que permite a observação de lesões cerebrais em questões de minutos, feita pelos especialistas na área.

A sessão de apresentação deste equipamento de temnografia portátil “temnografo” que ajuda os médicos a salvar vidas e reduzir deficiências, destinada aos profissionais de saúde da RSSN, contou com a presença do seu diretor, João Baptista Semedo.

“Temnografo é um aparelho que funciona como triagem, em que automaticamente em que um doente com suspeita de lesão cerebral por diversas causas devido a um acidente, AVC, dor de cabeça intensa e/ou tumor, vai permitir detetar lesões cerebrais de forma rápida, ou seja, num prazo de cinco minutos”, explicou João Baptista Semedo.

Ou seja, ajuntou que este equipamento dá aos profissionais de saúde sinais para que a partir daí possa fazer outros estudos, e saber quais são os pacientes, que devem ir à Praia para fazer uma TAC ou uma ressonância magnética.

Este responsável destacou o facto de o referido equipamento ter a capacidade para estar em qualquer lugar por ser portátil e de fácil manuseio, daí, que segundo ele, numa região com a orografia de Santiago Norte e Cabo Verde composto por ilhas o mesmo é uma “mais-valia”.

Na ocasião, notou que conforme o ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, Cabo Verde só poderá adquirir o equipamento temnógrafo portátil, caso a avaliação dos médicos for positiva.

Além da cidade da Praia e RSSN, composta por seis municípios, a mesma sessão vai ter lugar na ilha de São Vicente.