O Workshop acontece nos dias 16 de 17 de outubro, na cidade da Praia.
Organizado pela Direção Nacional da Saúde (DNS), através do programa de prevenção e controlo de doenças oncológicas, o workshop visa a capacitação para a gestão do programa de cessação tabagista nos cuidados de saúde em Cabo Verde, tendo como plateia entidades ligadas ao setor da saúde e instituições que trabalham com questões sociais no país.
Uma equipa do Instituto Nacional do Câncer do Brasil é a responsável pela condução do workshop, que conta também com o engajamento da OMS.
A Região Sanitária de Santiago Norte (RSSN) se fez presente com o diretor regional e a delegada de Saúde de Santa Catarina.
No dia 18, sexta-feira, a equipa brasileira estará de visita de trabalho à RSSN, concretamente ao Centro de Saúde de Assomada e Hospital Regional Santa Rita Vieira.
Recorde-se que o tabaco é o responsável pela morte de 8 milhões de pessoas por ano, sendo responsável por cerca de 1,4 triliões de dólares americanos em perdas económicas em cada ano, devido a mortes prematuras, gastos em saúde e perdas de capacidade produtiva.
Neste particular, temos que tabaco está na base de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, doenças pulmonares crónicas
Por outro lado, tendo em conta que os pobres são os mais propensos ao uso do cigarro, este mal acaba por salientar ainda mais as desigualdades sociais.
Os danos no meio ambiente também são acentuados. Dados oficiais apontam que 4,5 triliões de pontas de cigarros são lançadas no ambiente.