A Região Sanitária Santiago Norte (RSSN) recebeu hoje 15 de novembro a visita de uma delegação da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos, chefiada pelo seu Bastonário, Danielson Veiga, e acompanhado do presidente do Conselho Diretivo Regional de Sotavento, Benvindo Tavares, assim como da secretária do Conselho Diretivo Nacional, Valéria Semedo.
O objetivo da visita era tomar "pulso" do funcionamento das estruturas de saúde da RSSN, com enfoque nas questões relacionadas com as prestação dos cuidados de saúde na vertente médica.
De passagem por Santa Cruz, São Miguel, Tarrafal, Santa Catarina e São Salvador do Mundo a equipa conseguiu auscultar os médicos que trabalham nas respetivas estruturas sanitárias, tendo sido importante oportunidade para se aperceberem das forças, das fragilidades a nível de cada unidade de saúde.
As principais dificuldades prendem-se com o número reduzido dos recursos humanos afetos para cada estrutura de saúde.
Convém realçar que a nível da RSSN trabalha neste momento um total de 42 médicos distribuídos pelas unidades de nível primária e hospitalar. Santiago Norte é uma das maiores regiões do país, albergando cerca de 121 mil habitantes.