A iniciativa é da Equipa de Promoção da Saúde da Delegacia de Saúde de Santa Catarina e a formação tem como público alvo as vendedeiras ambulantes que normalmente realizam as suas vendas nas imediações das escolas e espaços públicos. Aconteceu este sábado, 14 de dezembro na cidade de Assomada.
Na formação foram abordados temas como as boas práticas no manuseio dos produtos que normalmente costumam vender, destacando-se as melhores práticas sobre a higiene e conservação dos produtos perecíveis e alimentos.
Participaram umas três dezenas de vendedeiras.
A delegacia de Saúde de Santa Catarina já fez um levantamento de vendedeiras e pretende trabalhar com elas de forma mais sistemática a partir de agora, começando pela facilitação no acesso aos exames de sanidade e emissão de cartões de sanidade.
A formação foi conduzida pelos técnicos da delegacia de saúde e contou com a participação da própria delegada Elisangela Mendes. Ricardo Jorge, professor na Universidade de Santiago e mestre em nutrição, teve um papel fundamental no processo. Também houve a participação de duas alunas do curso de licenciatura em nutrição do Instituto Politécnico de Leiria, que se encontram neste momento a fazer estágio em Cabo Verde.