O encontro regional aconteceu hoje, 3 de fevereiro, e reuniu todos os dirigentes das estruturas de saúde da Região Sanitária de Santiago Norte, e os respectivos staffs. Orientado pelo diretor da região, o plano de contingência é um guião para os técnicos de saúde orientar no atendimento e abordagem dos casos suspeitos e confirmados do Novo Coronavírus (2019-nCoV), perante um cenário de introdução do vírus no país.
Neste contexto, o plano pretende descrever as ações de Vigilância e Atenção à Saúde a nível da Região Sanitária de Santiago Norte, em todos os níveis de complexidade, a serem executadas frente à detecção de um caso suspeito de Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV).
Recorde-se que a RSSN conta com quatro delegacias de saúde, um hospital regional - o Hospital Regional Santa Rita Vieira - e dois centros de saúde - de São Salvador do Mundo, que depende da Delegacia de Saúde de Santa Catarina, e São Lourenço dos Órgãos, que depende da Delegacia de Saúde de Santa Cruz.
A ocasião, o Hospital Regional teve oportunidade de apresentar o seu plano de contingência com estratégias específicas para esse nível de atendimento.