Anualmente assinala-se o dia mundial do doador de sangue. Trata-se de data importante que visa reconhecer de forma simbólica aqueles que conscientemente doam o líquido mais precioso que o corpo humano produz - o sangue, para salvar vidas de milhares de pessoas em todo o globo.
A Região Sanitária de Santiago, através do Banco de Sangue da Região, que está situado no Hospital Regional Santa Rita Vieira, não podia deixar a data passar em branco. É necessário e justo reconhecer os doadores de sangue da região, neste dia 14 de Junho, como forma de destacar o papel primordial que desempenham nessa nobre missão de nos ajudar a salvar vidas e a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.
Como sabemos esse produto terapêutico crucial não é produzido nem comercializado pelas grandes indústrias, seja no setor farmacêutico seja fora dele.
Sendo o ser humano o único reservatório deste produto, salta à vista a importância de termos cidadão disponíveis para doar esse produto vital para a vida.
De há uns anos a esta parte, a região sempre organiza uma marcha para assinalar o dia. Este ano é diferente, por razões que conhecemos. Não podemos realizar os intercâmbios, homenagens, reconhecimentos, debates, reflexões, perspectivas e desafios, como tem sido prática, devido á Pandemia do Novo Coronavirus (Covid19).
Entretanto, mesmo na impossibilidade de juntarmos, a região quer aproveitar esta via www.rssn.cv para passar as mensagem de reconhecimento e agradecimentos dirigidas a todos os doadores de sangue da região e dizer-lhes são verdadeiros salvadores da vidas. Muito obrigado!