Santiago Norte: Profissionais de saúde da linha da frente no combate à covid-19 começam a ser imunizados

 O plano de vacinação contra a covid-19 para os profissionais de saúde na RSSN arrancou hoje, 19 de março, no posto fixo de vacinação, no hospital regional, com o médico-obstetra Amaury Rodriguez a receber a primeira dose. Foram vacinados já 81 profissionais num universo de 507. 

 vrssn3

O arranque da primeira fase de vacinação na Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), que tem como grupo prioritário os profissionais de saúde que estão na linha da frente do combate a covid-19, entre médicos, enfermeiros, pessoal dos serviços gerais, de desinfecção, de transporte e recolha de amostras dos testes PCR e antigénio, foi testemunhado esta manhã, pelo ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário.

Em declarações à Inforpress, a delegada de Saúde de Santa Catarina, Elisângela Tavares, explicou que os profissionais de saúde das delegacias e centros de Saúde escalados para esta primeira fase vão deslocar diariamente ao posto fixo da vacinação instalado no Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV) para receberem a primeira dose da vacina da Pfizer.

Segundo assegurou a mesma fonte, o médico-obstetra da cooperação cubana Amaury Rodriguez, o primeiro a ser vacinado, assim como os demais que já receberam a primeira dose estão bem e já regressam aos seus postos de trabalho. A segunda dose será ministrada dentro de 21 dias.

vrssn1

“Após a vacinação os profissionais de saúde serão encaminhados para uma sala para ser feita a observação durante 30 minutos e depois regressam as estruturas de Saúde”, concretizou a responsável, que também foi vacinada esta manhã.

A mesma fonte contou à Inforpress que o momento foi marcado por emoção, por ser uma coisa nova, tendo assegurado que assim como os demais está a sentir bem.

À população da região Santiago Norte endereçou uma mensagem de confiança e disse esperar que quando for a sua vez que possa aderir à vacinação.

Pela manhã, os profissionais de saúde do HRSRV (17) e da delegacia de Saúde de Santa Catarina (20) vão receber a primeira dose da vacina e à tarde os do Centro de Saúde de São Salvador do Mundo (6), totalizando um total 43 previstos para o primeiro dia da vacinação.

vrssn2

De acordo com o plano de vacinação contra covid-19 para os profissionais de saúde na RSSN, de hoje até terça-feira, 23 de Março, um total de 507 profissionais de saúde vão ser imunizados.

Em Santa Catarina serão imunizados no total 84 profissionais de saúde, em São Salvador do Mundo 16, em São Lourenço dos Órgãos 36, em Santa Cruz 110, em São Miguel 28, no Tarrafal 60, no HRSRV 170, e no Gabinete Técnico da RSSN, três.

vrssn

A RSSN conta com cinco delegacias de Saúde (Santa Catarina, Santa Cruz, São Miguel, Tarrafal e São Lourenço dos Órgãos), um hospital regional e um centro de Saúde – São Salvador do Mundo –, que depende da delegacia de Saúde de Santa Catarina.

vrssn4