Caro utente,
Mais uma edição de Só Saúde, a sexta.
É momento de comemoração. Trabalhar informações pertinentes, úteis e oportunas para os nossos utentes, parceiros e amigos desta nobre jornada de oferecer o melhor serviço de saúde possível para as pessoas, é para nós um desafio e uma batalha.
Desafio e batalha, porque colocar as pessoas no “centro da nossa atenção” exi-ge muito empenho, muita entrega e coragem, sobretudo porque os recursos são escassos e o momento é aziago.O mundo atravessa uma grande crise sanitária, provocada pela Covid-19, cujo desfecho ainda é desconhecido.
Assim de surpresa, o Sistema Nacional de Saúde é desafiado a dar respostas em tempo real a uma população atormentada, incrédula, num ambiente em que a comunicação assume uma centralidade sem precedentes na história da administração da saúde.Hoje, equacionar o binómio que dizer e como dizer, ganhou uma importância tal, que os serviços de saúde são desafiados, em todo o momento, a realizarem introspeções internas que as habilitam a tomar posições comunicativas inteli-gentes, sábias, e mobilizadoras da ansiedade coletiva.
É o que a Região Sanitária de Santiago Norte tem procurado fazer. A presente edição da Só Saúde é testemunho deste grande esforço coletivo. Os temas aqui trazidos, as atividades desenvolvidas darão conta do quanto a RSSN tem-se preocupado com os seus utentes e com a prevenção e os cuidados primários da saúde.
Boa leitura!